Meninas nos EUA já fazem mastectomia sem autorização dos pais


Traduzido de: https://4thwavenow.com/2015/08/19/coming-soon-to-a-state-near-you-double-mastectomy-for-your-15-year-old-without-parental-consent/ Nós acrescentamos grifos e algumas aspas que não estavam no original.


Em breve num Estado perto de você? Mastectomia dupla para sua filha de 15 anos sem o consentimento dos pais

“Cirurgia superior” – a remoção de ambos os seios com subsequente “reconstrução do peito” – é o Santo Graal cirúrgico para muitas garotas que se identificam como homem trans.

Outrora uma prerrogativa estritamente para pessoas adultas do sexo feminino nos Estados Unidos, existe uma tendência crescente para que “adolescentes trans” mais novas procurem a mastectomia dupla o mais cedo possível. Nos Estados Unidos [1], a idade do consentimento médico para os principais procedimentos sem envolvimento dos pais é normalmente de 18 anos, com poucas exceções – principalmente para os menores “emancipados” ou casados e para serviços de contracepção/controle de natalidade, que geralmente estão disponíveis para adolescentes mais novos. Há também alguns estados com idade mínima ainda mais baixa, sendo o Oregon um deles (15 anos).

Mas existe uma pressão feita por transativistas para diminuir a idade de consentimento para os adolescentes trans-identificados se submeterem a anestesia geral e grandes cirurgias (tanto “superior” como “inferior”) e forçar tanto os planos de saúde quanto o sistema de público de saúde financiado pelos contribuintes a cobrirem os procedimentos como uma necessidade médica.

Entrar na faca de um cirurgião é sempre um negócio arriscado. Além da sabedoria questionável de ser conivente com a noção de uma menina pubescente de que ela é “realmente um menino”, a mastectomia [2] e a anestesia geral[3] trazem riscos de complicações. (Curiosamente, a “disforia de gênero” não é mais considerada uma desordem mental no DSM-5 [4], mas uma variante normal na condição humana – o que de alguma forma ainda exige intervenção médica extrema).

Para qualquer outra condição, cirurgias importantes que exigem anestesia geral seriam vistas como últimos recursos. Seria considerada uma cura milagrosa a ser comemorada se um paciente de 15 anos com câncer pudesse entrar em remissão sem cirurgias e quimioterapia.

Para qualquer outra condição, todos os envolvidos no processo – o paciente, sua família, médicos – estariam procurando uma abordagem de tratamento menos invasiva, menos extrema e menos permanente. E a última coisa que eles fariam seria lobby para pressionar o legislativo por um menor envolvimento dos pais nessas decisões que afetam e alteram a vida uma adolescente.

Como escrevi anteriormente [5], essas organizações transativistas já estão, secreta e orgulhosamente, distribuindo ‘binders’ gratuitos para crianças [6] que “não têm apoio dos pais”. Mas eles não estão parando por aí. Eles estão fazendo o melhor possível – e conseguindo – minar ainda mais o envolvimento dos adultos mais confiáveis de uma criança em decisões médicas permanentes.

Vamos dar uma olhada no Oregon, onde, em 2014, o TransActive Gender Center pressionou com sucesso a legislatura estadual para incluir hormônios transgêneros e cirurgias [7] para crianças no Oregon Health Plan (OHP), que é a versão do Oregon do Medicaid para pessoas de baixa renda. (Não há espaço suficiente nesta publicação para cobrir os muitos procedimentos medicamente necessários que não estão cobertos pelo OHP [8] ).

E a TransActive acabou de obter outra vitória. Apenas alguns dias atrás, foi estratégico garantir que NÃO exista um limite de idade mínimo para “cirurgias transgêneras” COM o consentimento dos pais. Isso significa que os pais podem decidir (porque vamos ser muito claros: quando se trata de alguém com 11 ou 12 anos ou mesmo mais jovem, são os pais que estão tomando a decisão executiva) permitir que suas filhas tenham até os ovários e útero removido cirurgicamente. Aqui vemos Jenn Burleton, diretora executiva da TransActive, comemorando em sua página pública do Facebook [9]:

“Sem restrições de idade para cirurgia trans com o consentimento dos pais … a idade de consentimento sem permissão dos pais permanece 15. Vitória!”

Nos comentários, os aliados estão alegres. Apenas um deles injeta uma nota de cautela:

É bom, mas espero que esses pais e filhos tenham o benefício de muito  aconselhamento

Em resposta, Devin Kit Crosland, um indivíduo do sexo feminino que se identifica como homem-trans e lidera o programa “In a Bind” de distribuição gratuita de binders [ Nota da tradução: faixas apertadíssimas para esconder os seios) para menores de idade, salienta que no Oregon crianças de 14 anos já podem obter aconselhamento transgênero, sem interferência de “pais que não são solidários ou não são informados sobre os problemas”.

“Isso faz parte do ponto! Certificar-se de que todos os adolescentes possam obter todos os aconselhamentos que eles querem e precisam, mesmo que seus pais não sejam solidários ou que não estejam informados sobre os problemas. A idade mental [ sic ] de consentimento é ainda mais baixa – 14 em Oregon – e, por sorte, não vi ninguém tentando lutar contra isso. (Ainda)”

Em sua página pública do Facebook, o Transactive se vangloria de como se tornou muito mais fácil para uma garota remover seus seios  [10]

Falta apenas uma instância (em vez de duas) para que ambos, terapia hormonal e “cirurgia de topo”, sejam financiado pelos contribuintes no Plano de Saúde do Oregon. Qual é o próximo passo da agenda da TransActive? Nenhuma instância? Um dispensário on-line sob encomenda para testosterona e clínicas ambulatoriais para mastectomias duplas num único dia? Nenhum limite de idade mínimo para cirurgias de “afirmação de gênero” sem o consentimento dos pais?

TransActive é um nome apropriado. Eles são ativistas, e eles querem garantir que meninas em outros estados dos EUA – sua filha também – possam obter essas cirurgias sem a desagradável interferência de qualquer mãe ou pai “não solidário”.

O mesmo “thread” de vitória do Facebook na página pública de Jenn Burleton mostra que os apoiadores perguntam como eles podem mudar as leis em seus próprios Estados. Burleton deixa claro que a TransActive não é apenas uma organização local focada no Oregon. Não, Burleton quer mover esta agenda para a frente em todo o país:

Para os interessados, o Centro de Gênero TransActive irá compartilhar o testemunho que preparamos para adicionar e proteger essa cobertura no Oregon com qualquer pessoa que trabalhe para garantir, ou esteja interessado em garantir a mesma cobertura ou similar em seu estado. POR FAVOR … não continue esse diálogo no Facebook! Envie um email para advocacy@transactiveonline.org

Então, o que jovens não-conformistas de gênero devem fazer enquanto esperam os contribuintes de seus Estados pagarem por suas cirurgias de retirada de mamas? Afinal de contas, essas cirurgias são caras. Na maioria dos Estados, diferente de Oregon, planos de saúde ainda consideram mastectomia um procedimento eletivo e não cirurgicamente necessário.

A Internet está em polvorosa com idéias e recursos. O site topsurgery.net [11] reúne listas de cirurgiões especializados e idéias de criação de fundos individuais para a cirurgia. Muitas pessoas organizam campanhas para si mesmas, pedindo a estranhos que contribuam com doações para sua causa. Todos os sites de campanhas que encontrei eram de acesso completamente público, com muitos sendo geridos por adolescentes menores de 18 anos. Uma busca no Google por “Financie minha mastectomia” tem cerca de 1900 resultados. A tag “cirurgia de mastectomia FTM” mostra uma gama de resultados no Tumblr. Na busca do site GoFundMe[12] com as palavras “mastectomia” atualmente mostra cerca de 455 pessoas procurando doadores – com muitos desses potenciais pacientes tendo abaixo de 18 anos de idade. Pais também têm tomado frente nas campanhas de financiamento para cirurgia de seus filhos, até para jovens com dificuldades no desenvolvimento.

Campanhas de financiamento para fins médicos não são algo novo nos EUA, onde muitas pessoas ainda não têm acesso a planos de saúde ou possuem planos com pouco alcance. Pessoas que necessitam de tratamento para câncer ou outras cirurgias têm financiado seus próprios tratamentos por meio de saldões e campanhas pela internet por algum tempo já. E ao mesmo tempo, como eu apontei anteriormente, ser uma pessoa “transgênero” não é mais considerado uma doença mental, mas é uma “não-doença” que exige tratamentos médicos extremos, então é coerente que pessoas estejam recorrendo a internet para juntar dinheiro.

E sobre os “cirurgiões de topo” que fazem esses procedimentos? Não há espaço suficiente para uma análise neste post sobre os milhares de sites de cirurgiões que pipocam pela internet, mas é óbvio que esse é um negócio crescente e lucrativo. Para pegar apenas um exemplo, a Dra. Hope Sherie tem uma propaganda que aparece no site topsurgery.net com o link de seu própria página promovendo-a como uma cirurgiã de mais alto nível de especialidade em mastectomia na costa leste.

A dra. Sherie, junto com outros cirurgiões que aparecem no site topsurgery.net, posta fotos de antes e depois de seus pacientes, incluindo várias fotos mostrando os resultados de anos de amarração de seios versus o pós cirúrgico da mastectomia [13]. Ela também nos comunica que vai estar presente na conferência Gender Odyssey [14], uma reunião entre transativistas, comunidade médica, “pessoas trans” e familiares que acontece nesta sexta feira dia 21 de agosto em Seattle, WA.

Uma olhada nos flyers de publicidade na home page da conferência mostra uma grande quantidade cirurgiões plásticos, assim como algumas organizações – como o Centro para os Direitos das Lésbicas – que podem não estar sendo completamente verdadeiras com sua missão original, se você pensar a fundo; mas isso é assunto para outro post.

Eu quero terminar esse post fazendo algumas perguntas sinceras a transativistas e à comunidade médica que podem ter vindo parar nesta página.

Eu espero que a maioria de vocês, senão todos, acreditam que estão fazendo o melhor para essas garotas. Vocês não são monstros. Mas eu me pergunto: vocês já se questionaram sobre esses assuntos? Vocês já se perguntaram “Eu estou fazendo a coisa certa?” O sono de vocês não é perturbado pela suspeita de que pelo menos algumas dessas garotas vão se arrepender das mudanças permanentes que vocês permitiram que elas fizessem em seus corpos?

Muitos dos pais que me escrevem estão perdendo bastante momentos de sono. Eles estão constantemente procurando em seus inconscientes respostas para poderem fazer o certo com as crianças que eles conhecem há tanto tempo. Eles conhecem seus próprios filhos bem melhor do que você. Me parece que qualquer adulto que esteja envolvido no negócio perigoso de encorajar os filhos de outras pessoas a procurar tratamentos de transição cirúrgica deve apenas parar. Pare e pense.  

Não é suficiente que alguns de vocês venham a estudar essas crianças no futuro [15]. O que dizer das pessoas que podem estar sofrendo danos irreparáveis por conta desses procedimentos neste exato momento?

O trabalho que você desempenha é algo de que alguém pode vir a se arrepender algum dia? Você pode morrer confiante de que “não fez mal a ninguém”? Vocês têm o futuro de nossas preciosas crianças nas mãos. Nos respeitem, nós pais e nossos filhos, o suficiente para responder honestamente a essa pergunta: EU estou fazendo a coisa certa?


[1] http://www.naehcy.org/sites/default/files/pdf/State%20by%20state%20overview.pdf

[2] http://www.mayoclinic.org/tests-procedures/mastectomy/basics/risks/prc-20012749

[3] https://www.scientificamerican.com/article/hidden-dangers-of-going-under/

[4] https://www.psychiatry.org/psychiatrists/practice/dsm

[5] https://4thwavenow.com/2015/05/09/breast-binders-and-the-helpful-strangers-pushing-them-on-your-son/

[6] http://www.transactiveonline.org/inabind/

[7] http://www.basicrights.org/uncategorized/oregon-health-plan-to-cover-treatments-for-trans-children-starting-2014/

[8] http://www.oregon.gov/oha/hpa/csi-herc/pages/index.aspx

[9] https://www.facebook.com/jenn.burleton/posts/10153579984254772

[10] https://www.facebook.com/TransActivePDX/posts/10153004409616603

[11] http://www.topsurgery.net/

[12] https://www.gofundme.com/medical-fundraising?term=%22top%20surgery%22

[13] http://www.topsurgery.net/before-after-photos/#sherie

[14] http://www.genderodyssey.org/

[15] https://4thwavenow.com/2015/08/16/national-institutes-of-health-funds-5-7-million-grant-to-study-pediatric-transition/