As partes do corpo feminino não são descartáveis

As partes do corpo feminino não são descartáveis

“Uma vez me disseram: ‘Da última vez que eu chequei, eu não consegui pegar nada com meus seios, nem caminhar com o meu útero. Eu estou bem sem eles. Se todas vocês querem se apegar a essas partes porque são do sexo feminino, então vocês provavelmente deveriam começar a ter filhos e amamentar, porque é pra isso que essas partes servem’.

Achar que órgãos femininos só servem pra isso parte de uma perspectiva fantasiosa.

Os seios das mulheres são parte de seu sistema linfático, essenciais para a limpeza do corpo. E, de acordo com a Mayo Clinic, 20 a 60% das mulheres experimentarão dor crônica após a mastectomia, uma condição conhecida como Síndrome da dor Pós-Mastectomia. Os sintomas dessa condição incluem dor no parede peitoral, dor ou coceira no ombro ou cotovelo, dor ao redor da cicatriz cirúrgica e formigamento pelo braço.

Ovários são parte do sistema endócrino que regula os hormônios. O risco de doenças cardiovasculares após a ooforectomia aumenta em 700%. A ooforectomia antes dos 45 anos é associada a um aumento em 5 vezes de mortes ligadas a enfermidades mentais e doenças neurológicas. A incontinência urinária frequentemente ocorre como subproduto da histerectomia. Se a vagina é mantida, pode ocorrer o prolapso vaginal em resposta à remoção das estruturas de suporte, e a lubrificação natural é prejudicada. Existe um risco crescente de câncer nos rins. Seu equilíbrio hormonal natural é prejudicado.

Os homens produzem estrogênio e progesterona além da testosterona. Remover o estrogênio e a progesterona causa envelhecimento precoce, porque esses hormônios são anti-envelhecimento. É por isso que FTMs enfrentam a calvície muito mais rápido que os homens: pela falta de estrogênio. A falta de estrogênio faz cair os níveis dos neurotransmissores dopamina, acetilcolina, noreprinefrina, GABA e serotonina. O estrogênio estimula a liberação do hormônio de crescimento e pode ajudar a prevenir o Alzheimer, embora as pesquisas estejam se iniciando nesse campo. A progesterona é a precursora de outros hormônios adrenais e promove a lipólise (quebra de gordura). Ela normaliza os níveis de açúcar no sangue, zinco e cobre.

É isso é só o que nós sabemos até este momento. Novos hormônios e subprodutos hormonais são descobertos o tempo todo. Mais de 50 são conhecidos até agora, e muitos são precursores, estimuladores ou inibidores de outros num sistema complexo de respostas.

Isso pra não mencionar que as injeções hormonais causam picos e quedas nos níveis hormonais e nos sistemas de resposta, diferente de tudo que é naturalmente experimentado pelo corpo. Então, esses órgãos que as mulheres possuem e que ‘parecem imprestáveis’ são na verdade lindos, belamente projetados, complexos e importantes”.


Texto original: https://gendertrender.wordpress.com/2010/12/23/ftm-female-body-partsnot-disposable/

Imagem: Cari Stella, uma jovem que destransicionou e tem um canal no Youtube. O canal dela é em inglês, mas um dos vídeos foi traduzido e está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=axo8OVUQ3rM&t=26s

Tradução: Chez Toble