Quanto custa ser trans?

O maior prejuízo em transicionar crianças é minar a saúde física e psicológica delas. Mas você já se perguntou o custo financeiro disso?

As substâncias mais comuns às quais as “crianças trans” são submetidas a fim de bloquer a puberdade são o acetato de leuprorrelina e a histrelina. No caso da primeira, a marca mais conhecida se chama Lupron e é fabricada pelo laboratório norte-americano AbbVie, formado a partir da gigante farmacêutica Abbot.

O Lupron pode custar até R$ 2.350 no Brasil no site Cliquefarma  [ http://www.cliquefarma.com.br/preco/lupron ].

Talvez você pense: “Bem, isso porque estamos no Brasil; nos Estados Unidos tudo deve ser mais barato”. Na verdade, mesmo lá ele é caríssimo. Conforme vemos neste site norte-americano: [ https://www.drugs.com/price-guide/lupron-depot-ped ] , com cupons de desconto, os preços são:

“11.25 mg/3 months – Lupron Depot-PED intramuscular kit from $7,664.12 for 1 kit

30 mg/3 months – Lupron Depot-PED intramuscular kit from $8,440.43 for 1 kit”

Continuando a pesquisa, encontramos um site transativista chamado “Crianças Criativas de Gênero” (o truque do nome é estimular a vaidade dos pais para que estes pensem que seus filhos são “mais criativos e especiais” que os dos outros [ http://gendercreativekids.ca/wp-content/uploads/2014/01/TransActive-OHSC-Testimony.pdf ] ). Na página 12 do PDF, eles informam:

“O Que Eles Custam, O Seguro de Saúde Cobre? Esses medicamentos são ao mesmo tempo necessários [ sic ] e caros.

Normalmente, Depot-Lupron custa entre 700 dólares (online), 800 dólares (área de Portland) até 1.500 dólares por mês em qualquer outro lugar para a dose mensal. O pacote de 3 meses é equivalente em preço.

O implante de histrelin custa aproximadamente 15.000 dólares contando a prótese e o custo de implantação.

Os exames laboratoriais também precisam ser monitorados enquanto se está sob estes agentes. Os níveis dos hormônios LH, FSH e de testosterona ou estradiol antes do tratamento são checados assim como os níveis pós-tratamento para assegurar a supressão”

Se você pensa que na adolescência e idade adulta os custos diminuem, veja este depoimento, retirado da na revista norte-americana (para adolescentes!) Teenvogue (edição de novembro de 2015): (link original: http://www.teenvogue.com/story/transgender-operations-hormone-therapy-costs

“Eu tinha que visitar meu cirurgião mensalmente para checar meus níveis de hormônio e para renovar minhas receitas médicas. Os custos também aumentavam cerca de 1.500 dólares por ano (ao menos). Uma vez que as pessoas completam sua cirurgia de redesignação sexual elas param de tomar essa medicação, mas eu ainda as tomo. Eu comecei aos 16, e agora aos 25 já gastei cerca de 13.500 dólares no tratamento e eu planejo continuar minha reposição hormonal pro resto da vida.”

“Esse passo [a cirurgia de redesignação sexual] na transição é muito caro e o custo médio é acima de 30.000 dólares. Além do próprio procedimento, os custos envolvem alojamento, hospedagem, passagens aéreas caso um cirurgião de confiança não more por perto”

“Cirurgiões certificados qualificados para desempenhar esses procedimentos [FFS – Cirurgia de feminização facial] cobram entre 25.000 e 60.000 dependendo da quantidade de trabalho envolvido. O meu custou cerca de 30.000, isso porque eu optei apenas por procedimentos que me beneficiariam o máximo naquele momento, que eram o contorno da testa e do maxilar”

“Essa cirurgia [aumento dos seios] custa em média 5.000 a 10.000 dólares e tudo depende do cirurgião que vocês escolhe, onde ele mora e que tipo de implante você deseja”

Assim, pelos cálculos do próprio “transgênero”, quando um homem que tenha iniciado sua alegada “transição para mulher” aos 16 anos e terminado aos 25 gastou, no mínimo? 13.500 dólares dos procedimentos relativos à hormonização (os quais são pelo resto da vida se ele quiser continuar “se parecendo com uma mulher”), mais 30.000 dólares da “redesignação sexual” (popularmente conhecida como “mudança de sexo”), mais 30.000 dólares da feminização facial mais 5.000 dólares do implante de silicone. Total: 78.500 dólares! Quase oitenta mil dólares; ou seja, cerca de R$ 240.000 reais! Pagos por ele, por sua família, pelo plano de saúde (que para manter seus lucros irá aumentar a mensalidade dos outros usuários) ou para a população que utiliza o sistema de saúde de seu país. É comum que estes jovens se prostituam para arcar com os custos.

Dependendo do Estado norte-americano pode ficar mais caro ainda. De acordo com esta matéria da CNN, de julho de 2015 (link original: http://edition.cnn.com/2015/07/31/health/transgender-costs-irpt/index.html ) ,

“Na Pennsylvania, o Centro para Cirurgia Transgênero da Philadelphia tem valores de custo estimados para procedimentos diferentes. Na lista de preços estima-se que foram gastos cerca de 140.450 dólares na transição de homens para mulheres e 124.400 para a transição de mulheres para homens.”

Repetindo: o pior prejuízo não é o financeiro. Rowan Feldhaus pagou com a vida: http://chronicle.augusta.com/news/2017-05-17/friends-grieve-death-transgender-man-who-petitioned-name-change