Artigo: a epidemia transexual

E se a epidemia de transgeneridade for uma nova forma de histeria coletiva? Texto instigante sob o ponto de vista psicanalítico, publicado na Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, sob o título “A Epidemia Transexual: Histeria na Era da Ciência e da Globalização?”.

Atenção para este trecho:
“Hoje, a gravidade dessa situação está ainda mais alarmante, uma vez que crianças muito pequenas passaram a receber o diagnóstico de transexualidade não só da medicina como dos próprios pais. A novidade agora é que a mera indagação ou afirmação de uma criança de pertencer ao sexo oposto passa a ser lida por pais e médicos como sinal de transexualidade, ensejando o início precoce de tratamentos hormonais e a previsão futura de cirurgias de transformação corporal. Em nossa sociedade do espetáculo — na qual a imagem tende a sobrepujar qualquer outro valor —, e das redes sociais — que disseminam em segundos de uma ponta a outra do planeta as informações mais impactantes —, torna-se urgente utilizar todos os recursos possíveis para interrogar de maneira efetiva o lugar assumido pela transexualidade: lugar de valorização avassaladora da imagem do corpo e das incessantes intervenções sobre o real”.

Veja o original em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142017000200307#.WWTRG3UBrws.facebook